Bem-vindo à página do Provedor de Justiça - Uma instituição aberta aos cidadãos

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão
Pesquisar
Provedora de Justiça assinala o Dia Internacional das Pessoas Idosas

Assinala-se hoje o Dia Internacional das Pessoas Idosas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 14 de dezembro de 1990.

Neste dia, a Provedora de Justiça recorda a dívida de gratidão que todos temos para com os cidadãos mais velhos. Cabe-nos, pois, proteger e promover ativamente os direitos das pessoas idosas, através da garantia do seu bem-estar, da prevenção dos abusos e maus-tratos, bem como da promoção da autonomia e do inestimável valor que estes cidadãos trazem para nossa comunidade.

A promoção e proteção dos direitos das pessoas idosas é uma das prioridades do Provedor de Justiça, através das suas várias atividades: recebendo queixas e prestando apoio e informação através da Linha do Idoso; atuando junto dos organismos internacionais para promoção dos seus direitos; e ainda prevenindo os maus-tratos junto de instituições de acolhimento, através do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura.

Desde o início do ano, foram dirigidas 1970 chamadas à Linha do Cidadão Idoso. A maior parte dos pedidos que nos são dirigidos dizem respeito a respostas sociais e serviços de apoio, designadamente pedidos de informação sobre centros de dia e apoio domiciliário.

Para saber mais sobre a Linha do Cidadão Idoso clique aqui.

Para saber mais sobre a recente atividade do Provedor de Justiça na promoção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas junto da Organização das Nações Unidas clique aqui.

 

Para saber mais sobre o Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura clique aqui

2018-10-01
Última atualização a 2018-10-16
Acessibilidade
©2012 Provedor de Justiça - Todos os direitos reservados