Bem-vindo à página do Provedor de Justiça - Uma instituição aberta aos cidadãos

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão
Pesquisar
Provedor de Justiça assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Amanhã, dia 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Uma data que tem o propósito de nos recordar a igualdade na diferença. De nos relembrar que alguns de nós possuem incapacidades que, contudo, não nos definem. Mas são incapacidades que nos devem distinguir, não de um jeito negativo e discriminatório como tantas vezes sucede, mas, ao invés, no reconhecimento de específicos direitos e apoios. Direitos e apoios que, não raras vezes, são desconhecidos pelas pessoas com deficiência.

O Provedor de Justiça, no âmbito da sua missão de promoção e defesa dos direitos humanos, assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, sublinhando o dever que todos nós, como membros de uma comunidade global e solidária que somos, temos de fomentar a inclusão de quem, desde o seu nascimento ou por causa das adversidades que viveu, é diferente.

Para esclarecer as pessoas com deficiência sobre os seus específicos direitos e para, eventualmente, as encaminhar para as entidades que as podem auxiliar, este órgão do Estado disponibiliza uma linha telefónica gratuita e especialmente vocacionada para o tratamento destas matérias: a Linha do Cidadão com Deficiência, contactável através do número 800 20 84 62.

2016-12-02
Última atualização a 2018-10-16
Acessibilidade
©2012 Provedor de Justiça - Todos os direitos reservados