Bem-vindo à página do Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão
Pesquisar
Provedor de Justiça assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Há 57 anos Sharpeville foi palco de um massacre que ceifou a vida a mais de setenta pessoas e feriu muitos mais. A repressão de uma pacífica manifestação contra o tratamento desigual que era dado às pessoas de cor negra terminou no desrespeito aos direitos fundamentais de quem é diferente. Factos como este não são, porém, parte do nosso passado; mesmo nos nossos dias e, não raras vezes, ao nosso lado, assistimos a comportamentos ofensivos da dignidade do «outro». Do «outro» que, com todas as suas singularidades, é igual a nós e, por conseguinte, titular dos mesmos direitos. A diversidade que nos caracteriza somente nos enriquece como comunidade que somos. Uma comunidade plural, com várias línguas, credos e peles de diversas tonalidades.
Na prossecução do seu múnus de promover e de defender os nossos direitos fundamentais, o Provedor de Justiça assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, sublinhando a importância de olharmos para o «outro» como uma pessoa completa e, por isso, com todas as suas particularidades. Só assim respeitamos os direitos de todos que são, sempre, iguais a todos nós. 
2017-03-21
Última atualização a 2017-11-20
Acessibilidade
©2012 Provedor de Justiça - Todos os direitos reservados