Ação de informação para crianças sobre Direitos Humanos em escola de Leiria e apelo à participação no concurso Criação de um logotipo para a Linha da Criança

A primeira sessão prática do protocolo assinado entre o Provedor de Justiça e o Ministério da Educação e da Ciência, que tem como objetivo primeiro formar e informar os mais novos em matéria de Direitos Humanos – em especial no que diz respeito aos Direitos das Crianças – e ao papel, poderes e formas de acesso ao Provedor de Justiça nesta matéria, teve lugar na escola Rainha Santa Isabel, em Leiria, a 16 de Março. Durante a sessão foi feito um apelo a todos os presentes para que participem no concurso de criação de uma logotipo para a Linha da Criança do Provedor de Justiça.
No decurso desta ação foram asseguradas duas atividades:
Primeiro, foi desenvolvida a dinâmica «NAVEGAR PARA UMA NOVA TERRA», com o intuito de explorar o tema Direitos Humanos; nesta atividade, os jovens dividiram-se em grupos de 5 ou 6 elementos, tendo-lhes sido distribuídos 25 cartões com «necessidades» e «vontades». Os jovens foram convidados a imaginar que estavam a navegar num barco rumo a uma nova terra onde não existia nada, tendo então que construir um novo país a partir dos cartões que levavam, e apenas a partir deles. Ao longo da viagem foram acontecendo várias situações (tempestade, furacão, baleia) que implicaram a renúncia a cartões com «necessidades» e «vontades».
A segunda atividade passou pela apresentação de um PowerPoint sobre os Direitos das Crianças e sobre o papel, os poderes e as formas de acesso ao Provedor de Justiça, explorando — entre muitos outros — temas como a definição de criança, a não discriminação, o superior interesse da criança, os direitos à vida, ao nome e nacionalidade, à não separação dos pais, à opinião, à liberdade de expressão e à consciência religiosa e à educação.

Nota de imprensa de 14 de Março de 2012 (inclui regulamento do concurso para a Criação de um Logotipo para a Linha da Criança)

-0001-11-30