Dia Internacional do Idoso. Saúde é o tema mais recorrente nos pedidos de auxílio recebidos pela Linha dedicada aos mais velhos    

A Linha do Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça recebeu neste ano, e até à presente data, 1239 chamadas, sendo o maior número de pedidos de auxílio motivado por questões relacionadas com a saúde (167). Este dado poderá confirmar a inversão observada em 2021, ano em que, pela primeira vez nos 23 anos de existência desta linha vocacionada para atender as pessoas mais velhas, as questões de saúde superaram as relativas às respostas sociais, o que poderá ser explicado pelos problemas associados à pandemia e dificuldades acrescidas no acesso aos serviços médicos.

No Dia Internacional do Idoso, que hoje se assinala, destaque-se ainda que, mantendo o padrão de anos anteriores, quase metade (45%) das chamadas recebidas ao longo de 2022 concentraram-se em quatro grandes temas: saúde, respostas sociais, questões relacionadas com abusos e conflitos vários.

Sendo sempre muito diversas as questões relativas a saúde (167), a maioria centrou-se sobre problemas relacionados com o funcionamento/atendimento das unidades de saúde familiar e hospitais (prestação de cuidados de saúde primários e dificuldades na marcação de consultas de especialidade), acesso à rede nacional de cuidados continuados integrados, transporte não urgente de doentes, demências e saúde mental, bem como questões específicas relacionadas com a vacinação contra a Covid19.

Já as respostas sociais (165), que surgem em segundo lugar, estão inerentemente ligadas à vulnerabilidade/dependência dos idosos e às necessidades de apoio institucional. Na maioria dos contactos denotam-se as enormes dificuldades sentidas pelos mais velhos e respetivas famílias para encontrarem respostas como seja a integração numa Estrutura Residencial para Idosos, com apoio da Segurança Social, bem como a escassez de outros tipos de resposta capazes de prestar apoio efetivo à população mais fragilizada que se encontre no respetivo domicílio e que tenha necessidades para além das abrangidas pelo Serviço de Apoio Domiciliário.

O terceiro principal tema que leva os mais velhos, ou seus próximos, a ligar para a Linha do Idoso refere-se a situações de abuso (114 chamadas), designadamente negligência de cuidados, maus-tratos, violência doméstica, abandono e abuso material e financeiro. Lamentavelmente, ainda que sem surpresa, os agressores são em regra pessoas muito próximas dos idosos, integrando não rara as vezes as respetivas famílias nucleares (em muitas situações são os próprios filhos e netos).

Também as situações de conflito originaram um número significativo de chamadas (116). Em regra, são comunicadas discórdias entre os filhos, ou entre outros familiares, relativamente aos cuidados a prestar aos mais velhos ou a situações de desrespeito do direito à autodeterminação dos idosos.

A Linha do Cidadão Idoso na maioria das vezes conjuga a prestação de informações com o encaminhamento dos queixosos para as entidades competentes. Foi o que, entre janeiro e setembro de 2022, sucedeu em 931 casos que corresponderam a 75% das situações em que a Linha foi solicitada a intervir. Os casos de intermediação e acompanhamento de situações traduziram-se em 9% (118) do total de chamadas. Assinale-se que esta atuação mais interventiva ocorre em situações (mais urgentes) em que se verifica a necessidade de fazer a sinalização do caso ao Instituto da Segurança Social, aos serviços de ação social das câmaras municipais ou das juntas de freguesia, às IPSS ou às unidades de cuidados de saúde primários.

Linha do Cidadão Idoso

800 20 35 31 (chamada gratuita)
Dias úteis, das 9:30h às 17:30h
(Existe gravador de mensagens fora deste horário)

Para que serve?

A Linha do Cidadão Idoso é uma linha telefónica gratuita especialmente vocacionada para os problemas da população com uma idade mais avançada, prestando informações sobre os direitos e apoios que assistem aos mais velhos, nomeadamente em áreas como a saúde, segurança social, habitação, equipamentos e serviços.

Como funciona?

Os elementos da equipa do Provedor de Justiça que fazem o atendimento da Linha do Cidadão Idoso prestam um atendimento personalizado e, com informalidade e rapidez, disponibilizam os esclarecimentos pretendidos, podendo, se o caso o justificar, encaminhar a situação para as entidades competentes (por exemplo, para o Instituto da Segurança Social, I.P.) e contactar com as instituições pertinentes (como os estabelecimentos de saúde).