Provedor alerta C.P. para melhorar o atendimento nas bilheteiras aos cidadãos portadores de deficiência

O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, alertou a administração da C.P. – Comboios de Portugal, E.P.E, para a necessidade desta empresa melhorar os procedimentos utilizados no seu serviço de bilheteiras, em matéria de atendimento prioritário dos cidadãos portadores de deficiência.

O Provedor de Justiça recebeu uma queixa sobre este assunto e concluiu que a prática que tem sido seguida por parte da C.P. era insuficiente e desadequada no que toca às regras que devem reger o bom relacionamento da CP com os respetivos utentes, deixando ao critério e à boa vontade do funcionário presente no local, a concessão ou não de facilidades de atendimento aos  cidadãos portadores de deficiência em matéria de aquisição de títulos de transportes nas estações.

A C.P. acolheu favoravelmente o alerta feito pelos serviços do Provedor de Justiça e reviu a posição que inicialmente havia assumido sobre o assunto. A C.P. comunicou que vai aprovar novas regras internas, e colocar a sinalética necessária e adequada à concretização do atendimento prioritário, na compra de títulos de transporte, a cidadãos portadores de deficiência.

Face ao exposto, foi determinado o arquivamento do processo, na expectativa de que perante as medidas agora adotadas pela C.P., possam ser evitadas novas situações de conflito em matéria de atendimento dos utentes dos serviços prestados por essa empresa.

Recentemente, o Provedor de Justiça fez um alerta semelhante à administração do Metropolitano de Lisboa e em 2010 fizera-o junto dos CTT, intervenções oportunamente acolhidas pelas mencionadas empresas.

 

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