Provedor associa-se à divulgação do prémio anual de Direitos Humanos Emílio F. Mignone

O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, associa-se à divulgação do prémio anual de Direitos Humanos Emílio F. Mignone, criado em 2007 pelo governo argentino, visando o reconhecimento de instituições ou pessoas que se tenham destacado nos respetivos países, na luta contra a  violações maciças ou sistemáticas dos Direitos Humanos, ou contribuído para o aprofundamento dos direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais.
Os critérios de seleção inspiram-se na vida e obra de Emílio Mignone que se destacou como líder, do movimento argentino, de direitos humanos contra os desaparecimentos, a tortura e os assassínios políticos, levados a cabo pela ditadura argentina. Teve um papel de relevo na organização da documentação dos crimes e da assistência às vítimas e famílias através do recurso ao sistema judicial, recorrendo também às instâncias internacionais de defesa dos direitos humanos.
A data limite para a receção das candidaturas termina a 15 de julho. Os detalhes relativos às candidaturas – estrutura da proposta, endereço eletrónico de remessa, procedimento de seleção, data da decisão, data de entrega do Prémio encontram-se disponíveis no link do governo argentino.

 

Informação do governo argentino sobre o Prémio de Direitos Humanos Emílio F. Mignone
 

-0001-11-30