Provedor de Justiça assinala o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

No próximo domingo, dia 30 de julho, assinala-se o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, uma data em que se reafirma o comprometimento de toda uma comunidade no empenho da eliminação do tráfico de seres humanos e, por conseguinte, na promoção e na defesa dos direitos humanos.
O princípio da dignidade humana apresenta-se como o denominador comum que, não obstante as nossas várias diferenças (v.g., linguísticas, culturais e religiosas), alimenta, de um jeito forte, o nosso viver comunitário, tornando inconcebível a venda ou a troca — para diversos fins, como sejam a exploração laboral ou sexual — de pessoas como se de objetos se tratassem.
O Provedor de Justiça associa-se, desta forma, à evocação do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, lembrando o seu empenhado compromisso em tutelar os direitos fundamentais de todos. Uma missão que, à semelhança dos próprios direitos humanos, não tem línguas e fronteiras, sendo, por isso, também levada a cabo no plano internacional e, de um modo particular, na Rede sobre Migrantes e Tráfico de Pessoas da Federação Ibero-Americana de Ombudsman