Provedor pede esclarecimentos ao INE sobre Censos 2011

O gabinete do Provedor de Justiça tem analisado diversas queixas sobre o Censos 2011, nomeadamente no que diz respeito ao facto de a Linha de apoio (800222011), não estar a funcionar devidamente. Foram efectuadas inúmeras tentativas, a horas distintas (entre as 09 e 22h), desde o dia 25-03-2011, todas sem resultados, para além do facto de que, até à data, no sítio e-CENSOS ainda figurar o horário reputado de inicialmente previsto, para os dias úteis das 09 às 20 horas, o que, podendo-se conceber relativamente a outros suportes de divulgação (panfletos, etc.), dificilmente se compreende, decorrido mais do que tempo suficiente (desde 19-03-2011), num instrumento electrónico como o referido, tudo, em prejuízo da eventual utilidade do horário alargado de atendimento telefónico.

Neste contexto, o gabinete do Provedor de Justiça pediu esclarecimentos urgentes à Presidente do Instituto Nacional de Estatística sobre as anomalias detectadas e sugeriu que o INE promova a correcção do teor da divulgação online do horário da Linha de Apoio, e que disponibilize informação relativa ao número de atendimentos nela efectuados (desde 21-03-2011) e à localização das instalações onde é desenvolvida.

O Provedor de Justiça entende ainda que o INE deve ponderar um eventual reforço significativo da equipa de atendimento.

Acrescente-se ainda que – até dia 11 de Abril – o Provedor de Justiça recebeu 558 queixas sobre a pergunta 32.

 

Carta ao INE

-0001-11-30