Dr. Henrique Alberto Freitas do Nascimento Rodrigues

Dr. Henrique Alberto Freitas do Nascimento Rodrigues (2000/2009)

Nasceu no Luso (Angola) em 3 de agosto de 1940. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 1964. Fez estágio para magistrado do Ministério Público, mas ingressou na carreira técnica da função pública, no Fundo de Desenvolvimento da mão-de-obra, organismo em que se dedicou às questões do direito do trabalho e da contratação coletiva.

Foi militante do então PPD, hoje PSD, tendo sido eleito deputado pelo círculo eleitoral de Lisboa em 1979. Exerceu atividade parlamentar nas legislaturas 1982-83 e 1987-91 e foi presidente da Comissão Parlamentar do Trabalho na legislatura 1979-80.

Em 1981 foi Ministro do Trabalho do VII Governo Constitucional. Fora dos períodos parlamentares, realizou missões técnicas nos países africanos de língua oficial portuguesa, como consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dirigiu o Gabinete de Cooperação com África do Ministério do Trabalho e foi representante governamental no Conselho de Administração da OIT e na Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho.

Em 1992 foi eleito pela Assembleia da República para presidente do então recém-criado Conselho Económico e Social (cargo que exerceu até 1996 ) e nesse ano foi o primeiro português a ser eleito para a presidência da Conferência Internacional do Trabalho da OIT.

Desempenhou funções de técnico consultor no Banco de Portugal, ministrou a disciplina de Direito do Trabalho numa Universidade privada em Lisboa, foi codiretor da Revista de Direito e Estudos Sociais e autor de diversos estudos sobre questões relacionadas com a problemática do trabalho e das relações industriais. Faleceu em 12 abril de 2010.