A Provedora-adjunta, Helena Vera-Cruz Pinto, desloca-se a Cabo Verde para participar no seminário Provedoria e Cidadania, organizado pela Fundação Antigo Liceu Gil Eanes, que terá início no próximo dia 2 de Novembro. Este seminário sobre O Papel do Provedor de Justiça, é um contributo decisivo para a instalação da instituição Provedor de Justiça em Cabo Verde – órgão que a…
O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, escreveu à ministra do Ambiente para a informar sobre um assunto que acompanhou durante cinco anos e, recentemente, endereçou para a Comissão Parlamentar do Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território da Assembleia da República. Em causa, está o modo como a Administração Pública (não) exerce o controlo das emissões gasosas imputadas…
O Provedor de Justiça fez-se representar no 5º Fórum Europeu dos Direitos da Criança, em Bruxelas, por Teresa Cadavez, do Núcleo da Criança, do idoso e do portador de Deficiência. Neste Fórum foram discutidas três questões fundamentais sobre os direitos das crianças: – O futuro da estratégia da União Europeia sobre os Direitos da Criança (2010-2014) – O direito de…
O parlamento búlgaro elegeu Konstantin Penchev para o cargo de Ombudsman daquele país. Penchev foi Presidente do Supremo Tribunal Administrativo da Bulgária, e sucede – no cargo – a Guinio Ganev que não se recandidatou a um novo mandato.
O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, participou no 1º Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos Árabe-Ibero-Americanas, promovido pelo Conselho Consultivo para os Direitos Humanos de Marrocos. Um dos principais objectivos desta reunião foi o de criar uma plataforma de diálogo e intercâmbio, estimulando o conhecimento mútuo e a cooperação entre estes três espaços geográficos no domínio dos…
O Provedor dos Direitos Humanos e Justiça de Timor-Leste, Sebastião Dias Ximenes, visitou a Provedoria de Justiça portuguesa, para reforçar o programa de colaboração entre a instituição do Provedor de Justiça dos dois países. Um dos objectivos do mandato de Alfredo José de Sousa como Provedor de Justiça, é reforçar a cooperação entre os países de língua portuguesa, e dinamizar…
O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, lamenta que a Recomendação n.º 2/A/2009 não tenha merecido o acolhimento devido, por forma a garantir eficazmente a salvaguarda dos direitos dos particulares. No entanto – pelos motivos que a seguir são expostos – decidiu que o processo seria arquivado, esperando que, efectivamente, em conformidade com o compromisso ora assumido pelo Gabinete…
Provedor de Justiça no I Encontro Árabe-ibero-americano sobre Direitos Humanos O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, é um dos oradores na sessão de encerramento do I Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos Árabe-ibero-americanas, que decorre dia 12 de Outubro, em Casablanca, Marrocos. Este encontro – organizado pelo Conselho Consultivo dos Direitos do Homem – reúne participantes da…
Provedor de Justiça Europeu com novas metas e novo logotipo O grande desafio do Provedor de Justiça Europeu, Nikiforos Diamandouros, até ao terminus do seu mandado em 2014 é o de desenvolver um programa de trabalho que tenha como principal objectivo melhorar a qualidade da administração da União Europeia, e garantir que os direitos dos cidadãos da União Europeia são…
O Provedor de Justiça Alfredo José de Sousa congratula-se com o facto de o Governo – através do gabinete do secretário de Estado da Segurança Social – se ter comprometido a corrigir uma lacuna legislativa que deixa sem qualquer protecção social os cidadãos que adoecem logo após entrarem numa situação de desemprego. A Provedoria de Justiça analisou a queixa de…