Provedor de Justiça assinala o Dia Internacional do Idoso

A nossa comunidade – comunidade aqui entendida em duplo sentido, isto é, comunidade nacional e mas também mundial – é constituída por uma salutar e enriquecedora diversidade de pessoas. Pessoas de todas as nacionalidades. De todas as cores. De todas as idades. Sempre assim sucedeu. Mas, em um passado recente, assistimos a um crescendo daqueles que se encontram no outono das suas vidas. O progressivo envelhecimento da população não foi, contudo, acompanhado de uma global consciencialização de que uma idade avançada não é sinónimo de incapacidade. É verdade que, em alguns casos, a idade trouxe a doença ou agravou patologias que já existiam. Mas é de igual modo verdadeiro que o aumento do número de anos de vida não corresponde, por si só, à ausência de capacidade ou à inaptidão. Ainda assim, persiste, nos nossos dias, a ideia de que os mais velhos são um incómodo. Um estorvo. Nada de mais errado. Nada de mais preconceituoso.
No dia de amanhã assinala-se o Dia Internacional do Idoso. O mote da sua comemoração em 2016 é a luta contra o preconceito da idade. Associando-se à evocação da data, o Provedor de Justiça lembra que a todas as pessoas – independentemente da sua idade ou de outras características que as singularizam – se devem reconhecer, a todo o tempo, os seus direitos fundamentais, respeitando-os e promovendo-os.
O Provedor de Justiça está ao serviço de todos os seus concidadãos e, de um jeito particularmente atento, de todos aqueles que, em razão da sua idade, se podem encontrar em uma situação de maior vulnerabilidade ou necessidade de proteção. E, pensando nos específicos problemas e direitos dos mais velhos, foi criada uma linha telefónica gratuita: a Linha do Cidadão Idoso (800 20 35 31). Disponível todos os dias, a toda a hora. Para informar. Para esclarecer. Para encaminhar. Para, em suma, e com a informalidade que caracteriza a atuação deste órgão do Estado, servir o cidadão.