Linhas da Criança, Idoso e Cidadão com Deficiência atenderam 2130 reclamantes nos primeiros seis meses do ano

As três linhas de atendimento telefónico do Provedor de Justiça, a funcionarem no âmbito do N-CID – Núcleo da Criança, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, receberam – no primeiro semestre de 2013 um total de 2130 chamadas telefónicas, assim distribuídas: 1539 chamadas tiveram como destino a Linha do Idoso, 277 a Linha da Criança 277, e 314 a linha do Cidadão com Deficiência.
O número de contactos dirigidos à Linha da Criança tem aumentado todos os meses – passando das 40 chamadas recebidas em janeiro para 57 em junho –, enquanto os telefonemas para a Linha do Idoso têm um registo contrário: 303 telefonemas em janeiro e 218 em junho.
Por seu turno, a Linha do Cidadão com Deficiência, recebeu 28 telefonemas em janeiro e 60 em junho; a assinalar um pico de 109 chamadas recebidas em maio, que coincidem com a abertura oficial desta linha que tinha passado por uma fase experimental de mais de dois anos.
Em 2012, as três linhas de atendimento telefónico do Provedor de Justiça registaram 3812 chamadas.
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