O Provedor de Justiça fez-se representar na 13.ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, durante a consideração do relatório UPR relativo a Portugal – Genebra, 18 de Março de 2010

Na sua qualidade de Instituição Nacional de Direitos Humanos portuguesa acreditada com estatuto A, em plena conformidade com os Princípios de Paris, o Provedor de Justiça fez-se representar na 13.ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, durante a consideração do relatório relativo ao exame de Portugal ao abrigo do mecanismo da Revisão Periódica Universal (conhecido pela sigla inglesa “UPR”).

Nessa ocasião, a Dra. Adriana Barreiros, Adjunta do seu Gabinete, proferiu uma breve alocução, disponível – no original em inglês – no seguinte link.

Para mais informação sobre:

· O mecanismo da Revisão Periódica Universal:

http://www.ohchr.org/EN/HRBodies/UPR/Pages/UPRMain.aspx

· A 13.ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas:

http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/13session/

· A presença de representante do Provedor de Justiça no Grupo de Trabalho UPR, aquando do exame de Portugal, em 4 de Dezembro de 2009:

http://www.provedor-jus.pt/nota-sobre-o-exame-de-portugal-em-reuniao-do-grupo-de-trabalho-da-revisao-periodica-universal-nacoes-unidas-genebra-4-de-dezembro-de-2009/

· As Instituições Nacionais de Direitos Humanos e os princípios de Paris:

http://www.nhri.net/default.asp

-0001-11-30