Provedor de Justiça assinala o Dia Internacional das Pessoas Idosas

 

O Provedor de Justiça assinala com esta breve mensagem o Dia Internacional das Pessoas Idosas, instituído, em 1990, pela Assembleia das Nações Unidas. A criação deste dia tem como principal objetivo chamar a atenção para as questões do envelhecimento. Este ano as comemorações encontram-se subordinadas ao tema Leaving No One Behind: Promoting a Society for All.
O Provedor de Justiça está atento às questões do envelhecimento e tem ao dispor dos cidadãos gratuitamente a linha do idoso 800 20 35 31.
Em 2014 o Provedor de Justiça recebeu, até hoje, através da linha do idoso, cerca de 2100 telefonemas, maioritariamente sobre saúde, direitos e apoios sociais. São ainda transmitidas ao Provedor de Justiça situações de maus-tratos, isolamento, abandono, negligência de cuidados.
Sublinha-se que em grande parte das situações são as próprias pessoas idosas que contactam o Provedor de Justiça, predominando a faixa etária entre os 71 e os 90 anos de idade, o que revela, de algum jeito, e de forma expressiva, o envelhecimento da população portuguesa mas também, de certa maneira, uma aguda consciência crítica dos seus direitos.
-0001-11-30