Câmara de Aljezur acata sugestão do Provedor sobre não pagamento de taxas

A Câmara Municipal de Aljezur aceitou a sugestão do Provedor de Justiça, Aflredo José de Sousa, sobre a isenção de pagamento de uma taxa pela simples apresentação, registo e apreciação de requerimentos. Para o efeito, disse que vai alterar o regulamento municipal respectivo. Conquanto a nossa ordem jurídica não disponha ainda de uma regime geral das taxas, o certo é que para…

Ler mais

Provedor congratula-se com resultados de inspecção a lares de crianças na Madeira

Dando por concluídas as diligências instrutórias realizadas junto da Administração Regional, a propósito da inspecção aos lares de crianças e jovens da Madeira, o Provedor de Justiça congratulou-se com os respectivos resultados alcançados e perspectivas de actuação traçadas por parte dos organismos competentes.Em face das conclusões formuladas no âmbito do relatório divulgado em Dezembro de 2010, o Provedor de Justiça…

Ler mais

Provedor diz que agentes da PSP em serviço para entidades particulares são obrigados a agir sempre que é necessário

O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, fez uma chamada de atenção do Director Nacional da PSP, alertando para a necessidade de serem reforçadas as instruções dadas aos Agentes da PSP que fazem serviços remunerados, no sentido de lhes lembrar que, mesmo quando actuam no interesse de entidades privadas, não deixam de ser elementos pertencentes a uma força policial, estando obrigados a actuar…

Ler mais

Costa da Caparica: Provedor pede ao Governo para travar construção de estrada em terrenos da RAN

Numa das suas primeiras intervenções junto do novo Governo, o Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, considera inválido e suscita a revogação do despacho que, em 16 de Março de 2011, autorizou o atravessamento das Terras da Costa de Caparica pela Estrada Regional 377-2, projetada para ligar a Costa da Caparica à Fonte da Telha. O Provedor alerta para…

Ler mais

Indemnizações para as famílias das vítimas do acidente na estação do Cais Sodré, em 28 de Maio de 1963

No dia 28 de Maio de 1963, a cobertura da estação de comboios do Cais de Sodré, em Lisboa, caiu, provocando 49 mortos e cerca de seis dezenas de feridos. Em Dezembro de 2007, uma idosa de cerca de 90 anos, dirigiu-se ao Provedor de Justiça, queixando-se do facto de ter deixado de receber da CP a quantia indemnizatória mensal…

Ler mais

Provedor debate Segurança da Criança no 1º Congresso Internacional de Segurança Pública e Privada na FDL

O órgão de Estado Provedor de Justiça é um dos participantes/oradores no painel dedicado à Segurança da Criança, no âmbito do 1º Congresso Internacional de Segurança Pública e Privada, que se realiza no dia 7 de Julho de 2011, na Faculdade de Direito de Lisboa. A intervenção está a cargo de João Portugal. A recordar que a participação neste evento…

Ler mais

Newsletter
Subscreva e mantenha-se a par do trabalho e iniciativas da Provedoria de Justiça