Dia Internacional dos Direitos Humanos

 
No dia 10 de Dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que se assinala o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948.
Assinada após o final da Segunda Guerra Mundial, ancorada na inviolabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana, bem como no objetivo coletivo de promover e de respeitar os direitos humanos, a Declaração e a sua visão universalista mantêm-se plenamente atuais.
A Provedora de Justiça, a quem foi confiada a especial missão de promover e de defender os direitos fundamentais de todos os cidadãos, expressa, uma vez mais, a sua determinação em contribuir, através de uma ação próxima, para o reconhecimento, respeito e concretização dos direitos de todas as pessoas.
Este ano, o Dia Internacional dos Direitos Humanos marca, também, o início das comemorações do 70.º aniversário da Declaração. Assim, no ano de 2018, a Provedora de Justiça irá levar a cabo um diversificado conjunto de iniciativas que, de forma transversal, terão como pano de fundo esta celebração, bem como as temáticas centrais em matéria de direitos humanos.