Relatório da visita ao Estabelecimento Prisional de Coimbra

O Provedor de Justiça visitou, no dia 18 de abril, o Estabelecimento Prisional de Coimbra, no âmbito do projeto O Provedor de Justiça, as prisões e o século XXI: diário de algumas visitas.

O documento que daí resulta reúne diversas informações, tais como os esforços daquela instituição em realizar melhoramentos, designadamente, a recuperação de antigos pavilhões para o alojamento de presos, a instalação de um sistema de videovigilância e a recuperação do sistema de alarme de comunicação das celas, este último, em resultado de uma queixa apresentada ao Provedor de Justiça.

O Provedor de Justiça sublinha o sério problema de sobrelotação, a carência de guardas prisionais, a idade elevada dos profissionais que ali trabalham, a difícil reinserção social dos reclusos e respetiva articulação com as famílias, e ainda, a escassez de técnicos que auxiliem no processo de reinserção social.

A concretização deste projeto, O Provedor de Justiça, as prisões e o século XXI: diário de algumas visitas continuará ao longo de 2016, e a sua execução pode ser acompanhada, através dos relatórios divulgados no sítio institucional do Provedor de Justiça.

O relatório da visita pode ser consultado aqui.