Bem-vindo à página do Provedor de Justiça - Uma instituição aberta aos cidadãos

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão
Pesquisar
2 dezembro: Dia Internacional para a abolição da escravatura

Hoje, 2 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2004 para assinalar a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem (2 de dezembro de 1949).

Seis décadas volvidas, persistem, porém, velhas e novas formas de escravidão. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo ainda são suas vítimas.

Segundo relatórios do Programa de Ação Especial para Combater o Trabalho Forçado, 44% das vítimas são traficadas com o objetivo de exploração sexual, 32% para exploração no trabalho e 25% para uma combinação de ambos. Além disso, estima-se que metade das vítimas são menores de 18 anos.

Estes são dados que revelam uma realidade aviltante e redobram a pertinência da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece que ninguém pode ser sujeito a escravatura ou servidão. 

 

2019-12-02
Última atualização a 2019-12-12
Acessibilidade
©2012 Provedor de Justiça - Todos os direitos reservados