Bem-vindo à página do Provedor de Justiça - Uma instituição aberta aos cidadãos

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão
Pesquisar
Relatório da visita ao Estabelecimento Prisional Especial de Leiria

O Provedor de Justiça visitou, no passado dia 16 de setembro, o Estabelecimento Prisional de Leiria para Jovens, no âmbito do projeto O Provedor de Justiça, as prisões e o século XXI: diário de algumas visitas.

Com esta visita, o Provedor de Justiça observou, uma vez mais, a insatisfação sentida pela população reclusa quanto à diminuição das capitações dos alimentos e a fraca qualidade das refeições que lhes são diariamente fornecidas.

O Provedor de Justiça verificou, ainda, que os reclusos que frequentam formação escolar e, alternada ou conjuntamente, profissional são menos de metade do seu total. Por se tratar de uma prisão para jovens, importa apostar em estímulos à adesão de atividades de ocupação dos reclusos que não só os auxiliarão na passagem do tempo em reclusão, mas que, por sobretudo, serão cruciais para uma boa reintegração na comunidade após a sua libertação.

O Provedor de Justiça, com as visitas que realiza aos estabelecimentos prisionais, pretende compreender e conhecer o seu específico quotidiano, os seus problemas, e as condições em que vive a população reclusa e em que trabalham os seus prisionais e demais profissionais.

 O relatório da visita pode ser consultado aqui.

2016-12-09
Última atualização a 2018-01-19
Acessibilidade
©2012 Provedor de Justiça - Todos os direitos reservados