Bem-vindo à página do Provedor de Justiça - Uma instituição aberta aos cidadãos

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão
Pesquisar
Provedor de Justiça assinala Dia Mundial da Justiça Social

            A História da humanidade relata-nos, desde um passado longínquo até aos nossos dias, vários episódios marcados pela diferença. Pela diversidade de recursos que as pessoas tinham e têm ao seu dispor. Com o passar do tempo, porém, a comunidade percebeu que era seu dever contribuir para proporcionar algum equilíbrio social, fomentando, assim, a solidariedade entre os seres humanos e o respeito pelos seus direitos fundamentais. O que se conseguiu, entre outras razões, com a eliminação dos entraves no acesso ao ensino e a determinadas profissões por parte que quem tivesse menos recursos. Limites que, não esqueçamos, não raras vezes, constituíram a génese de conflitos, abalando uma convivência que se quer pacífica.

            O Provedor de Justiça assinala o Dia Mundial da Justiça Social que hoje se evoca, sublinhando que todos devemos concorrer para erradicar a pobreza e a diferenciação (material) entre as pessoas, assim garantindo a igualdade de direitos em uma comunidade que se quer justa e solidária.

2017-02-20
Última atualização a 2018-10-16
Acessibilidade
©2012 Provedor de Justiça - Todos os direitos reservados