Bem-vindo à página do Provedor de Justiça - Uma instituição aberta aos cidadãos

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Provedor de Justiça - Na Defesa do Cidadão
Pesquisar
Provedor de Justiça participa no Seminário da Rede Europeia de Provedores de Justiça
O Provedor de Justiça participou no Seminário promovido pela Rede Europeia de Provedores de Justiça dedicado ao tema da administração aberta, que decorreu em Bruxelas.
 
Neste evento, que decorreu em 5 e 6 de setembro, foi apresentado o Relatório da OCDE sobre as responsabilidades e as atividades desenvolvidas, neste domínio, pelas instituições de matriz Ombudsman – de âmbito nacional, regional e local –, dos países que integram aquela organização internacional. 
 
O relatório, que pode ser consultado aqui, enfatiza não só a importância dos Ombudsman na promoção e na concretização de uma cultura de transparência, responsabilidade, eficiência e de participação dos cidadãos na administração, mas também a relevância daquelas organizações na monitorização e na definição nos planos anuais dos Estados aderentes à Open Government Partership.
 
Paralelamente, foram discutidas formas de reforçar a cooperação, em matéria de promoção e de defesa dos direitos dos cidadãos, entre as instituições pertencentes à Rede Europeia de Provedores de Justiça, bem como a necessidade de se definirem estratégias que intensifiquem, de modo constante, a sua abertura à comunidade.
 
No Seminário o Provedor de Justiça, representado pelo Adjunto de Gabinete Ricardo Carvalho, teve a oportunidade de expor a experiência da instituição sobre este assunto, incluindo a recente adesão e participação na Rede Nacional de Administração Aberta.
 
2018-09-13
Última atualização a 2018-09-21
Acessibilidade
©2012 Provedor de Justiça - Todos os direitos reservados